Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Egito 2: o trabalho

Olááá, pessoal!!!!

As terras próximas Rio Nilo foram um local muito propício para o plantio de cereais, frutas e legumes, como lentilha, pepino, cebola, tâmaras, entre outros. Também criavam bois, galinhas, asnos,caçavam animais nos pântanos e pescavam no Rio Nilo.
Utilizavam com frequência uma planta chamada papiro para fazer papel, cestas, sandálias, cordas, barcos, etc. Vocês podem ver como era feito o papiro na imagem a baixo:
Faziam suas roupas com linho e algodão. Adoravam maquinagens e adornos, como colares, peitorais, amuletos, braceletes e anéis. Havia profissionais especializados na fabricação de produtos. Eram artesãs, confeccionavam vasos, sandálias, embarcações, cerveja, pão, móveis, esculturas, pinturas, entre outros.
O Rio Nilo foi uma importante via de comunicação para os egípcios realizarem trocas comerciais (já que não tinha dinheiro e sim trocavam objetos),utilizando como pagamento os produtos ou metais, como, ouro, prata e bronze. Esportavam diversos produtos de outras regiões, como madeiras, ouro, bronze, marfim, incenso, peles de leopardo e animais, além de realizarem o comércio interno.
Para aproveitar as águas do Nilo nos períodos de seca, muitos trabalhadores, sob a orientação dos funcionários do faraó, eram desloclados do campo para construírem  diques, canais de irrigação e reservatórios de água.
Outra atividade deles era a construção de palácios e pirâmides.



Dados retirados da Apostila positivo volume 2

Dessa vez é só. Desculpe-me a demora....
Bjos!!!!
Maitê

2 comentários:

  1. Legal esta imagem do rio Nilo e das casas egípcias!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii, Marcella!!!

    Obrigada...
    Que bom que gostou, em breve terá mais postagens.Inclusive a última parte está quase pronta. Não perca!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir