Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vida e Morte de Tutankamon

Olá, galerinha!

Tutankamon nasceu em 1346 a.C e morreu, aos 19 anos de idade, em 1327 a.C. Foi faraó do Egto entre os anos de 1336 1327 a.C. E era filho do rebelde faraó Akhenaton.

Vida e Morte

Ainda existem dúvidas sobre a vida de Tutankamon. Foi o último faraó da 18º dinastia. Durante seu curto período de governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido abanado nado pelo pai Akhenaton.
Sabe-se que morreu de forma traumática ainda na adolescencia. Alguns pesquisadores acreditam que ele tenha sido vítima de uma conspiração na corte e, possivelmente, tenha sido assassinado com um golpe na cabeça. Esta hipótese é sustentada, pois o crânio da múmia do faraó apresenta uma perfuração.
Porém, estudos mais recentes e avançados (inclusive de DNA) efectuados na múmia do faraó menino revelaram que a causa mais provável de sua morte tenha sido malária. Estes estudos mostram também que Tutankamon era portador de uma doença conhecida como Köhler-Freoberg, que provoca inflamação em cartilagens e ossos dos pés. Um dos pés da múmia do faraó apresenta necrose; provavelmente causada pela má circulação sanguínea provocada pela doença. Logo, essa conjugação de doenças pode ter levado o faraó a morte.

Por que Akhenaton abandonou o politeísmo?

Akhenaton abandonou o politeísmo, pois os sacerdotes estavam começando a abusar do poder. Então se Akhenaton abandonace o politeísmo não haveria templos e sem templos os sacerdotes não trabalhariam, e só haveria um deus na terra, o próprio faraó.

Por que Tutankamon era portador da Köhler-Freoberg?

Tutankamon era portador dessa doença, pois os antigos egípcios tinham o costume de se casar entre irmãos para manter o seu poder, porém o casamento entre irmãos muitas vezes causam doenças.

Bjos!
Espero que tenham gostado...
Maitê

2 comentários:

  1. Muito interessante!

    Estou vendo que nas férias vc vai continuar a postar, ficarei de olho!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. É interessante sim, mas é uma análise primária com suposições teóricas, pois, na verdade, Akhenaton foi muito além dos interesses de Estado e fundou o monoteísmo no Egito Antigo, não por interesses temporais, mas por profunda e livre convicção na fé de um Deus ùnico, relegando os assuntos de Estado ao seu "Staf" liderado pela rainha Nefertiti, que tinha plena ascensão sobre o clero da época. Foi êle o precursor do rosacrucianismo.

    ResponderExcluir