Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Tribunal da Santa Inquisição

Ooi, galerinnha!

O Tribunal da Santa Inquisição foi criado na Idade Média, lá pelos meado do século XIII, era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam e condenavam hereges, judeus e conversos e todos aqueles ou aquelas que eram considerados ou consideradas uma ameaça as doutrinas (conjunto de leis). Aqueles que eram condenados pelo Tribunal da Santa Inquisição podiam pegar uma pena temporário ou perpétua, ou ser condenado (a) a morte na fogueira em plena praça pública.

Os direitos do perseguidos:

Aos perseguidos pelo Tribunal da Santa Inquisição, não tinham o direito de denunciar, mas em contrario, estes podiam dizer os nomes de todos seus inimigos para investigação deste tribunal. Com o passar do tempo, esta forma de julgamento foi ganhando cada vez mais força e outros países na época estados ou feudos começaram dotar o tribunal da Santa Inquisição, os quais foram Portugal, França, Itália e Espanha. Apenas na Inglaterra não houve a aceitação e "acolhimento" do Tribunal da Santa Inquisição.

Os cientistas foram muito perseguidos um deles foi Galieu Galilei, que por muito pouco não foi queimado na fogueira por afirmar que o Sol girava em torno da Terra (heliocentrismo) e não como fala a Igreja que a Terra era o centro do universo.
As mulheres também sofreram muito com o tribunal da Santa Inquisição, pois a Igreja achava que toda cura através de chá ou remédios feitos por outras substancias era bruxaria, que sofreram muito e com muita crueldade só por conhecerem sobre as curas através de ervas medicinais e outras substancias.
Uma mulher muito famosa que marcou a história da França e que também passou pelo Tribunal da Santa Inquisição foi a Joana D'arc, que foi perseguida pela Igreja inglesa durante a Guerra dos Cem anos por motivos políticos, porém Joana D'arc pediu um teste de virgindade onde deu que era virgem, e uma mulher virgem era considerada pura livre do pecado, mais em fim foi queimada na fogueira por usar calças e lutar como homem.

Curiosidades:

Um dos inquisidores que mais castigou hereges no século XV foi o espanhol Tomás de Torquemada. Ele ficou conhecido como o "Grande Inquisidor" e actuou na perseguição e punição de muçulmanos e judeus convertidos que moravam na Espanha.

Xau!
Bjs!
Maitê


 

2 comentários:

  1. eu acho muito interesante e acho q poriso q antigamente o mundo estava melho porq tinha essas leis e achoq nao devia ter essas leis mais sim pessoas de bem e nao monstros q hoje em dia tem e acho q devemos conbater ese mal orrivel..... e quero dizer q quando eu cresçer eu vou fazer a minha parti para q o mundo nao piori....

    ResponderExcluir
  2. valeu voc sauvol minha vida pq eu ñ achava em nenhum lugr e weu tirei nota mt boa

    ResponderExcluir